top of page

Documentário mostra bastidores de musical protagonizado por crianças autistas


No dia 5 de abril de 2016, crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) foram protagonistas do primeiro musical totalmente voltado para o autismo no Nordeste. O espetáculo “Uma Sinfonia Diferente – Azul da Cor do Mar” foi produzido pela Associação Fortaleza Azul (FAZ) e diversos parceiros. A apresentação foi um sucesso, emocionou pais, parentes e espectadores. O espetáculo foi gravado e virou um DVD. E o principal: foi um marco para a história da musicoterapia no Ceará.


Tantas marcas importantes para os envolvidos direta e indiretamente com o Transtorno do Espectro do Autismo motivaram o documentarista Vinicius Augusto Bozzo a produzir um trabalho mostrando os bastidores deste espetáculo e como os idealizadores prepararam tudo.“A gente já vinha acompanhando o projeto desde o início, fizemos algumas imagens de bastidores, a ideia era fazer um pequeno vídeo de making off do espetáculo para o DVD, mas durante o processo, nos evolvemos e vimos a dedicação de pais, musicoterapeutas e psicólogos em desenvolver as crianças. Isso precisava de um documento maior até para ser fonte de estudos também”, conta Vinicius.


Para Fernanda Cavalieri, mãe de gêmeos com TEA e presidente da FAZ, esta produção é importante e necessária. "Além de contribuir como um material de estudo, o documentário ajuda a divulgar o TEA e, ao mesmo tempo mostra as habilidades que autistas têm e a importância da participação familiar neste desenvolvimento", explica. Além de Fernanda, estão no filme os musicoterapeutas Bruno Verga, Glairton Santiago, Rodrigo Félix que dirigiram o musical no Ceará e Caroline Steinkopf pioneira deste trabalho em Brasília e que dividiu suas experiências.



Foram seis meses de gravações até o dia do espetáculo recolhendo imagens e depoimentos que deram vida ao documentário “Mergulhando no Azul da Cor do Mar”. O filme é uma produção da Sinfonia Filmes e estreia na televisão no dia 20 de novembro, às 20h, na TV Assembleia do Ceará. Depois disso, poderá ser assistido na internet, nos canais de comunicação da Associação Fortaleza Azul.




Sobre o Autismo


O TEA é uma condição geral para um grupo de desordens complexas do desenvolvimento do cérebro, antes, durante ou logo após o nascimento. Esses distúrbios se caracterizam pela dificuldade na comunicação social e comportamentos repetitivos. Embora todas as pessoas com TEA partilhem essas dificuldades, o seu estado irá afetá-las com intensidades diferentes.


No Brasil, segundo estudos voltados para a área, o autismo muitas vezes é diagnosticado tardiamente, o que prejudica o tratamento e dificulta a socialização da criança. São cerca de 2 milhões de casos atualmente no País.


Sobre a Associação Fortaleza Azul


A Associação Fortaleza Azul – FAZ é uma associação sem fins lucrativos formada atualmente por 180 famílias de indivíduos com Transtorno do Espectro Autista (TEA). O principal objetivo da Associação é que indivíduos com autismo sejam respeitados em suas peculiaridades. Para isso, são pautas da FAZ a garantia de políticas públicas relacionadas ao autismo; ações que levem informações à sociedade e atividades que envolvam as famílias.

Serviço:

Exibição do documentário "Mergulhando no Azul da Cor do Mar" de Vinicius Augusto Bozzo

dia 20 de novembro, às 20 horas, pela TV Assembleia do Ceará (canal 30)

Duração: 20 minutos

Ficha Técnica:

Direção Vinicius Augusto Bozzo

Roteiro Allef Silva

Montagem Allef Silva e Vitor Guimarães

Direção de Fotografia Marcelo Alves e Vinicius Augusto Bozzo

Produção Executiva Yuri Machado e Vinicius Augusto Bozzo

Uma Produção SINFONIA FILMES


Posts Em Destaque
Posts Recentes
ARQUIVO
TAGS
Nenhum tag.
Nos siga
  • Facebook Basic Black
  • Black Instagram Icon
  • Twitter Basic Black
  • Black Vimeo Icon
bottom of page